Acessos endoscopicos endonasais

A cirurgia endoscópica endonasal é uma técnica minimamente invasiva que permite ao cirurgião acessar a base do cérebro e o topo da coluna vertebral através do nariz, usando um tubo fino chamado endoscópio.

O que é a cirurgia endoscópica endonasal?

A cirurgia endoscópica endonasal é um método minimamente invasivo que permite ao cirurgião acessar áreas na base do cérebro e no topo da coluna vertebral através do nariz.

Um tubo fino chamado endoscópio é inserido pela sua narina, nariz e seios nasais. Isso dá ao cirurgião acesso a partes do cérebro que seriam difíceis de alcançar usando abordagens cirúrgicas tradicionais que frequentemente requerem grandes incisões e remoção de partes do crânio.

Por que eu precisaria de uma cirurgia endoscópica endonasal?

A cirurgia endoscópica endonasal pode ser usada para remover tumores em áreas próximas à base do cérebro ou do crânio. Também pode ser utilizada para remover tumores no topo da coluna vertebral e tratar problemas nos seios nasais. Esta abordagem permite que o cirurgião alcance essas áreas sem a necessidade de grandes incisões ou remoção de partes do crânio, o que geralmente torna a recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Quais são os riscos da cirurgia endoscópica endonasal?

Qualquer cirurgia de grande porte envolve riscos. A maioria das pessoas passa por essa cirurgia e se recupera sem problemas, mas complicações podem ocorrer. Os possíveis riscos incluem:

  • Reações à anestesia

  • Sangramento excessivo

  • Acúmulo de sangue no local da ferida (hematoma)

  • Danos às veias, artérias (carótidas), nervos (especialmente aqueles que controlam a visão e os movimentos oculares) e outras estruturas na área

  • Vazamento de líquido cerebroespinhal (LCE) pelo nariz

  • Infecção, incluindo meningite

  • Cicatrização lenta

  • Coágulos sanguíneos

  • Pneumonia

O procedimento pode acarretar outros riscos, dependendo da sua condição de saúde específica. Fale sobre quaisquer preocupações com seu cirurgião antes do procedimento.

Como me preparar para a cirurgia endoscópica endonasal?

Você estará sob anestesia geral para essa cirurgia, o que significa que estará dormindo e não sentirá nada. Se tiver alguma dúvida sobre a anestesia ou sobre qualquer outro aspecto do procedimento, pergunte à sua equipe médica com antecedência.

Você pode aumentar as chances de sucesso preparando-se corretamente. Em geral, a preparação pré-cirúrgica envolve os seguintes passos:

  • Se você fuma, pare pelo menos 2 semanas antes da cirurgia. Peça ao seu profissional de saúde recursos para ajudá-lo a parar. Isso melhorará o funcionamento da anestesia e a cicatrização.

  • Não tome analgésicos de venda livre por 2 semanas antes da cirurgia. Isso inclui produtos comuns como aspirina e ibuprofeno.

  • Não tome vitamina E por 2 semanas antes da cirurgia.

  • Certifique-se de informar seu profissional de saúde sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando. Também informe sobre quaisquer outros problemas de saúde que você tenha e sobre qualquer problema que tenha tido com operações ou anestesias anteriores.

  • Siga todas as instruções que receber sobre não comer ou beber antes da cirurgia.

Você deve chegar para a cirurgia pelo menos 2 horas antes do procedimento ou conforme orientado pelo centro cirúrgico. Faça o check-in na recepção para preencher os formulários necessários, incluindo um formulário de consentimento que deve ser assinado antes do início da cirurgia.

Sua equipe cirúrgica fornecerá instruções mais específicas a serem seguidas antes do procedimento. Algumas dessas instruções podem ser ligeiramente diferentes das listadas acima.

O que acontece durante a cirurgia endoscópica endonasal?

Você será solicitado a trocar suas roupas por uma bata. Uma enfermeira iniciará uma IV (intravenosa) pela qual você receberá fluidos e medicamentos durante o procedimento. Você pode receber um sedativo para ajudá-lo a relaxar. Depois de conversar com o anestesiologista e seu cirurgião, você receberá a anestesia que o fará dormir durante a operação.

Durante o procedimento, sua equipe cirúrgica inserirá um tubo fino pelo nariz e seios nasais para iluminar e captar imagens da área onde precisam operar. A câmera transmite imagens para um monitor na sala de cirurgia. Ferramentas especialmente projetadas também serão inseridas pelo nariz para perfurar ossos, parar qualquer sangramento e cortar e remover tumores ou outros problemas.

Alguns passos podem ser ligeiramente diferentes dos descritos acima. Converse com sua equipe de saúde sobre o que pode acontecer durante o seu procedimento.

O que acontece após a cirurgia endoscópica endonasal?

Após a operação, seu nariz e seios nasais podem estar tamponados com bandagens, que geralmente são removidas em até 1 semana após a cirurgia. Você também receberá antibióticos para combater infecções. Se sentir dor ou desconforto, informe aos seus profissionais de saúde. A maioria das pessoas passa de 1 a 2 dias no hospital antes de ir para casa.

Depois de receber alta, tome quaisquer medicamentos prescritos conforme orientado. Também siga todas as instruções pós-operatórias.

Ligue para o seu profissional de saúde imediatamente se tiver dúvidas sobre como tomar os medicamentos prescritos. Procure atendimento médico imediatamente se ocorrerem os seguintes sintomas:

  • Dor e dores de cabeça que não podem ser controladas com os medicamentos prescritos

  • Febre de 38°C ou mais, ou conforme orientado pelo seu médico

  • Calafrios

  • Vermelhidão, sensibilidade, calor ou pus, que são sinais de infecção no local da cirurgia

  • Inchaço na área ao redor do nariz

  • Falta de ar ou dificuldade para respirar

  • Dor no peito

  • Qualquer drenagem clara e com sabor salgado do nariz, especialmente ao sentar ou ficar em pé

Sua equipe de saúde pode fornecer outras instruções sobre o que você deve fazer após o procedimento.